As autoridades nacionais e o PNUD lançaram o projeto de contabilidade ambiental financiado pelo Fundo Mundial para o Ambiente

19 de June de 2019

--- Image caption ---

Bissau, 29 de Maio de 2019 – Teve lugar hoje, na sala de conferência do IBAP, o lançamento oficial do projeto “Reforço das capacidades de valoração de recursos naturais para uma planificação e tomada de decisões melhor informadas para conservar o ambiente global” financiado pelo Fundo Mundial para o Ambiente (GEF sigla inglesa), e implementado pelo Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com o PNUD.

O projeto, que terá uma duração de 4 anos (até Junho 2022),visa apoiar a Guiné-Bissau na tomada das melhores decisões para atender e sustentar as obrigações ambientais globais através da melhoria da valoração e da contabilização dos recursos naturais. Para o efeito, o objetivo deste projeto é desenvolver um sistema nacional integrado e coordenado de contabilidade e monitoria ambiental para uma tomada de decisões sobre ambiente global melhor informada. Especificamente, o projeto desenvolverá ferramentas de valoração de recursos naturais para mensurar os benefícios ambientais globais, fornecer treinamento e exercícios de aplicação prática sobre a sua utilidade e uso, e ajudar a institucionalizar a valoração de recursos naturais.

A estratégia do projeto enfatiza uma abordagem de longo prazo para institucionalizar as capacidades para cumprir as obrigações dos Acordos Multilaterias de Ambiente (MEA, sigla em Ingles) através de um conjunto de atividades de aquisição de conhecimentos fazendo que criam as bases para uma tomada de decisão efetiva em relação aos benefícios ambientais globais.

Este projeto enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 15 “Proteger, a Vida Terrestre” e nº13 “Combate às Alterações Climáticas”.