O concurso de empreendedorismo do Laboratório de Aceleração em colaboração com a Rádio Jovem abre inscrições hoje!

May 24, 2021

Objetivos do Concurso 

O Laboratório de Aceleração estabeleceu uma parceria com a Rádio Jovem da Guiné-Bissau, uma rádio nacional com grande adesão de jovens guineenses. Esta parceria  visa identificar jovens empreendedores e quase-empreendedores a fim de incubá-los num projeto mais amplo relacionado ao empreendedorismo e ecossistemas empreendedores na Guiné-Bissau e na rede de inovação mais ampla a nível global. Quase-empreendedores, são aqueles empreendedores que demonstram aptidão e promessa através do seu negócio ou solução no sector informal.  Os negócios ou soluções submetidos para este concurso devem ser no âmbito serviços públicos, serviços públicos incluem, mas não estão limitados a: educação, saúde, transporte, infraestrutura, gestão de lixo e inovação de serviços prestados por ministérios, entre outros. 

É importante também compreender que este concurso não dá pódio apenas a quem já é empreendedor, mas também a quem apresenta potencial e carece de recursos e conhecimentos para formalizar o seu negócio e pode concretizá-lo através da tutoria. É importante destacar que os vencedores, se ainda não forem empresários legais, deverão formalizar os seus negócios com o apoio da orientação que receberão como prémio. 

Composição do Concurso

O concurso terá início dia 24 de maio de 2021 e será divulgado de segunda a sexta-feira na programação Força Jovem (entre as 13h00 às 14:00) da Rádio Jovem com a duração de duas semanas (último dia será dia 6 de junho). Nestas duas semanas de inscrições a Rádio Jovem terá convidados especiais que poderão apoiar os candidatos a entender o conceito de empreendedorismo e o que é necessário antes de submeterem as suas inscrições. Após duas semanas, as inscrições serão analisadas e os candidatos selecionados. Aqueles que passarem para a pré-seleção apresentarão a sua ideia de negócio a um júri que analisará e fará a seleção dos três finalistas.

Após três meses, assim que a tutoria for concluída, o Laboratório de Aceleração organizará um evento, em torno da sua jornada de crescimento e aprendizado dos vencedores do concurso. O evento vai decorrer no mês de setembro num espaço ao ar livre, com a duração média de duas horas, com oportunidade para outros empreendedores apresentarem o seu trabalho em espaço aberto.

Requisitos 

- Jovem guineense entre os 18 - 35 anos

- Empreendedor(a) ou quase-empreendedor(a)

- Negócio ou solução inovadora no âmbito dos serviços públicos (incluindo, mas não limitado a: educação, saúde, transporte, infraestrutura, gestão de lixo e inovação de serviços prestados por ministérios)

- Residente na Guiné-Bissau

- Candidaturas femininas são encorajadas

Valores da Premiação

Três vencedores serão colocados com o valor da premiação sendo:

1º - 2,000,000.00 XOF

2º - 1,500,000.00 XOF

3º - 1,000,000.00 XOF

Um certificado de reconhecimento de mérito será entregue aos três primeiros colocados, além de seis sessões de tutoria ao longo de três meses sobre os itens referidos na secção três com os parceiros de inovação do PNUD.   

Como devo me candidatar?

Pode se inscrever usando o seguinte Formulário do Google: https://forms.gle/eSeeTAhqjMa5TpEj9 ou pode baixar os documentos do Microsoft Word encontrados abaixo e enviá-los para info.acclabgw@undp.org.

Os interessados podem se candidatar através do seguinte link:

https://forms.gle/eSeeTAhqjMa5TpEj9 até dia 6 de junho 2021.

Envie todas as suas perguntas para info.acclabgw@undp.org.

Com os melhores cumprimentos,

Equipe AccLab GW