No dia 24 de maio o Laboratório de Aceleração da Guiné-Bissau lançou um concurso de empreendedorismo em colaboração com a Rádio Jovem, uma rádio independente cujo principal público são os jovens guineenses. O objetivo do concurso era envolver jovens empreendedores(as) e quase-empreendedores(as), desenvolvendo negócios ou ideias no setor público, sendo o Desafio da Principal (Frontier Challenge) do

Laboratório de Aceleração. Ao longo das duas semanas, foram recebidas 71 candidaturas, 25% delas sendo mulheres.

No dia 14 de junho, os 15 candidatos(as) pré-selecionados(as) foram convidados (as) para uma tarde de apresentações onde fizeram um pitch abordando os 1) seu negócios ou ideias, 2) a sua conexão com os serviços públicos, 3) a inovação trazida por seu negócio ou ideia e 4) como o negócio ou ideia poderia ser dimensionada no futuro. Os candidatos(as) foram avaliados(as) pelo nosso painel de parceiros que incluiu Djassi Africa, InnovaLab, Fábrica de Start-Ups, Associação Industrial da Guiné-Bissau (AIGB), Associação Nacional de Empreendedorismo Juvenil (ANEJ), BueloJobs e Djemberem. Após cada apresentação, o nosso painel apresentou perguntas aos candidatos(as), o que lhes permitiu explorar mais temas nos seus negócios ou ideias e nas suas abordagens aos critérios gerais. Os/as três vencedores(as) selecionados(as) foram:

1) Nailde Lopes - Cantina Nutribem - 2 milhões de XOF

Cantina hospitalar, criada com o intuito de proporcionar acessibilidade alimentar através de alimentos de qualidade nutricional, à base de produtos naturais e locais. A Cantina Nutribem vai atender os pacientes do Hospital Nacional Simão Mendes.

2) Iero Cande - Centro Técnico de Informação e Comunicações (CETIC) - 1,5 milhões de XOF

O CETIC é um centro de formação profissional criado em 2018, com o objetivo de ministrar cursos de informática a jovens e profissionais da Região do Bafatá para reduzir o analfabetismo informático e aumentar o emprego juvenil, o empreendedorismo e o trabalho autónomo.

3) Jackline dos Reis - Ambiental Multicolor - 1 milhão de XOF

Empresa de cartuchos reciclados, que atende empresas públicas e privadas, escolas e universidades, que imprimem documentos diariamente de forma ecológica.

Os vencedores foram anunciados hoje cedo através do programa “Força Jovem” da Rádio Jovem e passam a receber orientação dos nossos parceiros por um período de três meses, bem como manter um diário da sua trajetória fazendo parte deste concurso. A viagem será posteriormente partilhada num evento no final de setembro, onde todos os candidatos serão convidados a participar, para apoiar e fomentar este espaço de empreendedorismo na Guiné-Bissau.

Icon of SDG 08 Icon of SDG 09 Icon of SDG 17

PNUD PNUD no mundo

A

Afghanistan Afrique du sud Albanie Algérie Angola Arabie saoudite Argentine Arménie Azerbaïdjan

B

Bahreïn Bangladesh Barbade Bélarus Bélize Bénin Bhoutan Bolivie Bosnie-Herzégovine Botswana Brésil Bureau du Pacifique Burkina Faso Burundi

C

Cambodge Cameroun Cap-Vert Centrafrique (République centrafricaine) Chili Chine Chypre Colombie Comores Congo (République démocratique du) Congo (République du) Corée (République populaire démocratique de) Costa Rica Côte d'Ivoire Croatie Cuba

D

Djibouti

E

Egypte El Salvador Emirats arabes unis Equateur Erythrée Ethiopie

G

Gabon Gambie Géorgie Ghana Guatemala Guinée Guinée-Bissau Guinée équatoriale Guyane

H

Haïti Honduras

I

Ile Maurice et Seychelles Inde Indonésie Irak (République d') Iran

J

Jamaïque Jordanie

K

Kazakhstan Kenya Kirghizistan Kosovo (selon RCSNU 1244) Koweït

L

Laos Lesotho Liban Libéria Libye L’Ex-République yougoslave de Macédoine

M

Madagascar Malaisie Malawi Maldives Mali Maroc Mauritanie Mexique Moldova Mongolie Monténégro Mozambique Myanmar

N

Namibie Népal Nicaragua Niger Nigéria

O

Ouganda

P

Pakistan Panama Papouasie-Nouvelle-Guinée Paraguay Pérou Philippines Programme palestinien

R

République dominicaine Russie (Fédération de) Rwanda

S

Samoa São Tomé-et-Principe Sénégal Serbie Sierra Leone Somalie Soudan Soudan du Sud Sri Lanka Suriname Swaziland Syrie

T

Tadjikistan Tanzanie Tchad Thaïlande Timor-Leste Togo Trinité et Tobago Tunisie Turkménistan Turquie

U

Ukraine Uruguay Uzbekistan

V

Venezuela Viet Nam

Y

Yémen

Z

Zambie Zimbabwe