Coronavírus - 26 toneladas de Equipamentos de Protecção Individual chegam ao país com apoio do PNUD

24 de July de 2020

--- Image caption ---

Graças a uma cooperação entre o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e a União Europeia, através da República Portuguesa, são mais de 26 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual, avaliados em cerca de 2 milhões de dólares americanos, que chegaram em Bissau, com vista a reforçar a luta contra o COVID-19 no país.

Os equipamentos de proteção recebidos – 80,000 batas impermeáveis, 80,000 óculos de proteção descartáveis, 80,000 toucas e cerca de 12,000 cobre botas – são fundamentais na proteção do pessoal médico diretamente envolvido no atendimento e tratamento dos pacientes infetados pelo COVID-19 e serão geridos pelo Centro de Operações em Emergência de Saúde – COES, com a supervisão do Alto Comissariado para a Luta contra o COVID-19 na Guiné-Bissau.

Os equipamentos, adquiridos através de fundos do Banco Mundial e apoio técnico do PNUD, chegaram ao país graças à ponte aérea humanitária da União Europeia, que é um conjunto integrado de serviços que permitem levar ajuda humanitária aos países afetados pelo coronavírus num contexto em que a pandemia impõe restrições de transporte e de logística. Os voos da ponte aérea são totalmente financiados pela União Europeia, e operados em coordenação com os Estados-Membros (são coordenados na Guiné-Bissau pela Embaixada de Portugal) e organizações humanitárias que enviam material. A Ponte Aérea Humanitária é uma iniciativa temporária que complementa os serviços de logística do Plano Global de Resposta Humanitária das Nações Unidas.

O ato oficial de entrega contou com a presença da Alta Comissária da Luta contra o COVID-19 –  Dra. Magda Robalo Correia e Silva, Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau Senhora Sónia Neto, do Representante do Instituto Camões, Sr. Antonio Nunes, o Cônsul de Portugal Dr. José Costa, da Sra. Patricia Rosa Merle em representação do Banco Mundial, do Representante Adjunto do PNUD- Sr. José Levy, do Representante do OMS e do sistema das Nações Unidas e do P5 junto do COES– Dr. Jean Marie Kipela.