Comunicado do Escritório do PNUD na Guiné Bissau

30 de March de 2020

--- Image caption ---

Carissím@s,

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné Bissau apresenta os seus melhores cumprimentos aos seus parceiros e pessoal e tem a honra de prestar informações sobre a situação global do COVID-19.

Esta continua severa e imprevisível, com o contínuo aumento de novos casos de infecção e de números de morte, incluindo no continente africano. O Governo da Guiné Bissau já tinha confirmado  dois casos positivos no dia 25 de Março do corrente. Ontem, 29 de março, através de um anúncio na Televisão da Guiné Bissau, foi elevado para oito o numero de infetados pelo coronavírus e 10 casos suspeitos ainda continuam em análise no Laboratório Nacional de Saúde Pública, em Bissau.

Além de medidas de vigilância e prevenção, foram aplicadas medidas mais rigorosas, incluindo restrições de circulação de automóveis e pessoas nas vias públicas, restrição de viagens para o exterior, de vendas nas vias publicas,  de encerramento de restaurantes, de pubs, entre outros,  e proibição de aglomerações sociais.

Em alinhamento com as políticas e normas internacionais das Nações Unidas e as medidas do Governo, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné Bissau está a aprimorar medidas internas de prevenção e contenção, particularmente a implementação do Teletrabalho (trabalhar em casa), a partir de 25 de Março de 2020. O PNUD  adoptou estas medidas para limitar o risco de contribuir à transmissão e propagação, principalmente aos membros das comunidades mais vulneráveis,  e para limitar a  exposição dos funcionários.

As medidas incluem agendamento posterior de actividades não-prioritárias, sobretudo aquelas que envolvem aglomeração de pessoas; suspensão de missões de especialistas externos e de viagens para o exterior e redução de  viagens para o interior; e promoção de reuniões e comunicação virtuais.

Com estas medidas, o PNUD implementará todas as atividades prioritárias, e continuará a desenvolver soluções para apoiar o país nos esforços de luta contra  o COVID-19 e de desenvolvimento de todos os Guineenses. Ao nível operacional, a maioria dos processos serão implementados, incluindo assinaturas e aprovações de documentos transacções, enquanto soluções adicionais serão exploradas.

Esta é uma nova experiência e forma de trabalhar para a equipa do PNUD no país. Neste contexto, solicita-se a colaboração dos parceiros para preparação antecipada de actividades e concertação conjunta com os pontos focais sobre os riscos do COVID-19 em cada actividade.

O PNUD conta com a forte parceria e colaboração dos seus parceiros para juntos podermos contribuir na prevenção e contenção do COVID-19 e as ameaças que este vírus apresenta ao país.

Por favor, não hesite em nos contactar ou partilhar contribuições sobre como podemos tornar esses esforços conjuntos mais eficazes, enquanto avançamos com os nossos compromissos e contributos para o bem-estar e o desenvolvimento do país.

Sem outro assunto de momento,  aproveito para reiterar os protestos da minha mais elevada estima e consideração.                                                       

Atenciosamente,

Tjark Marten Egenhoff

Representante Residente do PNUD na Guiné Bissau