Voluntária de Cruz Vermelha na sensibilização sobre a prevenção do COVID-19

Como parte da Resposta de Prevenção do COVID-19 na Guiné Bissau, particularmente no sector de Bissau, o PNUD através da parceria assinada com a Cruz Vermelha, tem apoiado financeiramente as actividades desenvolvidas pelos Voluntários no terreno para a redução do contágio das pessoas e das comunidades no Sector Autónomo de Bissau (SAB).

De acordo com o Coordenador Nacional de Projectos, Daniel Vieira, a resposta da população tem sido bastante positiva, estando as comunidades a aderir à campanha de mobilização e sensibilização com curiosidade e vontade de receber mais informações sobre esta pandemia.

“Temos recebido um retorno muito positivo, a população tem estado a aderir à mobilização. Há um grande défice de informação em relação ao COVID-19 e, portanto, continuar a sensibilizar, mobilizar e informar para a mudança de comportamento e multiplicação da informação por parte das comunidades torna-se fundamental” frisou Daniel Vieira.

Salienta-se que o Projecto de Prevençao e Resposta a Pandemia do COVID-19 conjunto para uma intervenção contínua nos principais bairros do Sector de Bissau, foi assinada a 28 de Abril do corrente. A Cruz Vermelha irá receber o financiamento do PNUD e as actividades contempladas nesta iniciativa incluem: i) Capacitação de supervisores e animadores do projeto sobre as medidas de prevenções e resposta da pandemia COVID 19; ii) Mobilização social e de comunicação com os beneficiários que abordam as disparidades entre homens e mulheres nas suas respetivas regiões; iii) Sensibilização sobre o perigo da Pandemia de vírus COVID 19 causas sinais e sintomas; iv) Recolha e análises de dados relativos às informações transmitidas pelas famílias inquiridas, para melhor permitirem tomadas de decisões necessárias sobre o ciclo do projeto; v) Difusão de mensagens chaves sobre as medidas de prevenção e de resposta a essa Pandemia de vírus COVID 19.  

De realçar que o cronograma do projecto é de 3 meses, em estreita colaboração com as outras agências da ONU envolvidas, OMS, UNICEF, PAM, UNHCR e parceiros do governo.

O Escritório do PNUD na Guiné Bissau está comprometido em continuar a trabalhar activamente juntamente com os seus parceiros em tempos desafiantes, bem como melhorar o conhecimento das  famílias, juventude e comunidades para a adoção de praticas de prevenção do coronavírus.

PNUD PNUD no mundo

A

Afghanistan Afrique du sud Albanie Algérie Angola Arabie saoudite Argentine Arménie Azerbaïdjan

B

Bahreïn Bangladesh Barbade Bélarus Bélize Bénin Bhoutan Bolivie Bosnie-Herzégovine Botswana Brésil Bureau du Pacifique Burkina Faso Burundi

C

Cambodge Cameroun Cap-Vert Centrafrique (République centrafricaine) Chili Chine Chypre Colombie Comores Congo (République démocratique du) Congo (République du) Corée (République populaire démocratique de) Costa Rica Côte d'Ivoire Croatie Cuba

D

Djibouti

E

Egypte El Salvador Emirats arabes unis Equateur Erythrée Ethiopie

G

Gabon Gambie Géorgie Ghana Guatemala Guinée Guinée-Bissau Guinée équatoriale Guyane

H

Haïti Honduras

I

Ile Maurice et Seychelles Inde Indonésie Irak (République d') Iran

J

Jamaïque Jordanie

K

Kazakhstan Kenya Kirghizistan Kosovo (selon RCSNU 1244) Koweït

L

Laos Lesotho Liban Libéria Libye L’Ex-République yougoslave de Macédoine

M

Madagascar Malaisie Malawi Maldives Mali Maroc Mauritanie Mexique Moldova Mongolie Monténégro Mozambique Myanmar

N

Namibie Népal Nicaragua Niger Nigéria

O

Ouganda

P

Pakistan Panama Papouasie-Nouvelle-Guinée Paraguay Pérou Philippines Programme palestinien

R

République dominicaine Russie (Fédération de) Rwanda

S

Samoa São Tomé-et-Principe Sénégal Serbie Sierra Leone Somalie Soudan Soudan du Sud Sri Lanka Suriname Swaziland Syrie

T

Tadjikistan Tanzanie Tchad Thaïlande Timor-Leste Togo Trinité et Tobago Tunisie Turkménistan Turquie

U

Ukraine Uruguay Uzbekistan

V

Venezuela Viet Nam

Y

Yémen

Z

Zambie Zimbabwe