“Unidas pela construção da paz nas nossas Tabankas” conheça os testemunhos destas jovens mulheres líderes que fazem a diferença em Gabu e Cacheu

1 de April de 2020

Djenabú Baldé, da Organização Trajectoria para desminagem da Violência, liderou o Projecto Instalação das Estruturas Comunitárias de Resolução de Conflitos e disse “Essa oportunidade aqui na região do Pitché foi fantástica! A utilização da metodologia restaurativa foi de muito valor e ainda maior por ter criado equipas locais para a mediação de conflitos nessas comunidades vulneráveis, sem recorrer aos Tribunais. Após 4 meses de trabalho, podemos afirmar que as Tabancas vivem em harmonia” frisou Djenabú.

Djenabú Baldé

Quando capacitamos e trazemos a população para ser agente transformador, de troca de conhecimento, integrando o uso racional das florestas no dia a dia, melhora a convivência e as relações nas comunidades, disse Deusa da Silva da Organização Conselho Regional da Juventude de Cacheu. “Com o projecto Gestão de florestas comunitarias, ganhei muita experiencia de trabalho nas comunidades, bem como com a capacitação de jovens e mulheres para evitar a devastação abusiva dos recursos florestais para produção sustentável de carvão e madeiras, incluindo boas práticas agrícolas de mancarra, arroz, cajueiros. Agora são as comunidades que vão gerir e fiscalizar as áreas florestadas com apoio dos jovens animadores” acrescentou.

Rosalia Djedjo da Associação “Onenoral” dos Filhos e Amigos da Secção de Suzana, partilhou que com a implementação do projecto Ekuosenodia, conseguiram  mobilizar mais pessoas, incluindo mulheres para participarem do comité de mediação e fortalecer o diálogo na gestão de conflitos nas comunidades de Culagi, Elia, Arami, Djobel, Cassú. “Importante para nós foi o facto das comunidades terem se apercebido do papel do Comité de Mediação liderado pelas autoridades tradicionais, porque isso permitiu a redução de conflitos intercomunitários e o engajamento das comunidades na prevenção e gestão de futuros conflitos tendo em conta a campanha de cajú. As mulheres são reconhecidas na tomada de decisões, é um grande avanço nas comunidades”, revelou.

“Foi muito importante! Nós tínhamos uma história de uma população indiferente com gestão de resíduos sólidos “lixo” no bairro. A formação de lideranças sobre ensibilização ambiental na  gestão de resíduos, trouxe uma nova dinâmica e  as comunidades começaram a participar com a colocação do lixo nos tanques disponíveis nas ruas” considerou Cecília Odilia Hugaior da Associação de Jovens Agricultores da Guiné Bissau e gestora do Projecto Protecção Ambiental e Gestão do Lixo, sector de Gabu. Ela conta que agora vê os resultados do projeto no sector de Gabú. “Verifica-se diminuição de lixo nas ruas, as pessoas estão a utilizar os tanques e a contribuir para o saneamento do sector de Gabu e para a saúde pública de uma forma geral”.

 “ Capacitamos os nossos actores chave das actividades pesqueiras sobre práticas pesqueiras, extracção de ostras e conservação dos mangais, pesca sustentável e gestão do curral comunitário. Actuamos numa região com muitos problemas associados a conservação dos recursos naturais e relatos de roubo de gado. O nosso projecto contribuiu para utilização de redes apropriadas para a pesca, mulheres sensibilizadas sobre a extracção de ostras e conservação das árvores dos mangais, diminuição significativa de roubo do gado, criação da comissão de gestão e vigilância do curral comunitário. Igualmente contribuiu para a resolucao do conflito entre os pescadores e o IBAP, permitindo assim inspeções conjuntas do rio Cacheu para combater a pesca ilegal.  Um grande exito deste projeto Objectivo é continuar a promover o bem-estar das comunidades do Sector de Cacheu”, esclareceu Safi Injai da Rede Nacional de Assiocações Juvenis e gestora do projecto “Paz na Cacheu”.

Sobre o projecto “Mobilizar jovens e adolescentes rurais para servir como líderes de construção da paz”

Liderança que empodera, integra actores sociais e visa desenvolver habilidades entre adolescentes e jovens rurais na construção da paz e resiliência nas comunidades. Assim, o projecto “Mobilizar jovens e adolescentes rurais para servir como líderes de construção da paz” pretende fortalecer as capacidades de adolescentes e jovens para influenciar a tomada de decisão, a nível local e nacional. Este projecto identificou 30 comunidades de duas regiões, Gabu e Cacheu, Guiné-Bissau. O projecto conta com o financiamento do IRF/PBF  e é executado pelo PNUD Guiné Bissau.

A implementação do projecto está estruturada em dois modelos de desenvolvimento e engajamento de liderança juvenil, que envolvem adolescentes (12 a 16), sob a responsabilidade do UNICEF e o segundo modelo envolve jovens entre 17 e 35 anos, sob responsabilidade do PNUD.

Entre Agosto a Dezembro de 2018, 180 líderes de jovens e 4 organizações nacionais de jovens, além do Instituto Nacional da Juventude, foram equipados com conhecimentos, competências e habilidades de liderança para permitir que se tornassem construtores da paz e influenciadores do processo de tomada de decisão, a fim de Contribuir para a paz e a estabilidade na Guiné-Bissau . De salientar que no quadro de Competências Essenciais do PNUD, um pacote de treinamento que incluiu 7 módulos para construção da paz e advocacia colaborativa, formação de formadores  para 12 sectores identificados nas 2 regiões em que este projecto foi aplicado.

Após as sessões de capacitação implementadas, 13 iniciativas inovadoras foram financiadas para um período de implementação de 4 meses, entre Setembro e Dezembro de 2019, em parceria com a ONU Mulheres.