Abraçando o empreendedorismo social para transformar o curso do desenvolvimento da Guiné-Bissau

9 de February de 2021

Governos de todo o mundo incluíram o empreendedorismo nas suas agendas, e as incubadoras de empresas em fase de arranque espalharam-se amplamente. Foto: PNUD

O empreendedorismo é um instrumento amplamente utilizado para o desenvolvimento e crescimento económico. Governos de todo o mundo incluíram-no nas suas agendas, e as incubadoras de empresas em fase de arranque espalharam-se amplamente por todo o mundo. A necessidade de combinar as agendas social e ambiental com o mundo empresarial está, também, a ganhar muita força, especialmente no contexto da recuperação pós-COVID-19, ao qual a Guiné-Bissau não é indiferente. O país está também a avançar neste caminho em direção a um desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Infelizmente, a falta de acesso de qualidade na educação continuam a constituir barreiras severas ao desenvolvimento económico e ao crescimento inclusivo, sendo os que mais contribuem para o desemprego e a migração dos jovens.

Reconhecendo a formação em empreendedorismo social como um poderoso instrumento para combater o desemprego e encorajar a participação de qualidade dos jovens no mercado de trabalho, o PNUD na Guiné-Bissau conjuntamente com a Fundação MAVA e o Centro de Impacto "Guiné-Bissau Empreende", lançou um programa à medida para os jovens que se dedicam à mudança para apoiar o desenvolvimento de um ecossistema de empreendedorismo de impacto no país.

O programa foi apresentado em Bissau em Dezembro de 2020. O objetivo é apoiar os empresários locais a liderar um centro de empreendedorismo de impacto na Guiné-Bissau, com um forte foco em soluções para a conservação ambiental, economia verde e desenvolvimento social.

Neste contexto, foi recentemente lançado um convite para recrutar um grupo de indivíduos empreendedores interessados e empenhados em gerir e apoiar um centro de empreendedorismo sustentável e de impacto social no país. A manifestação de interesse e processo de registo decorre até 28 de fevereiro de 2021.

Após o encerramento do período de inscrição, os participantes pré-selecionados serão convidados a participar em quatro workshops a ter lugar em Março. As formações terão como objetivo apresentar os princípios básicos de gestão e criação de centros de apoio ao empreendedorismo. Este centro terá a função principal de prestar serviços de apoio aos empresários locais na Guiné-Bissau. Por outras palavras, a equipa selecionada de empresários será responsável pela criação e gestão de um espaço de colaboração para apoiar os empresários Guineenses.

"Guiné-Bissau Empreende" é uma iniciativa desenvolvida no âmbito da Academia de Liderança, uma nova iniciativa emblemática do PNUD que visa identificar agentes de mudança e ministrar formações à medida para equipá-los com ferramentas e competências para liderar uma mudança transformacional. A Academia de Liderança apoiará a "Guiné-Bissau Empreende", acolhendo as sessões de formação e contribuindo para a construção do ecossistema necessário para o empreendedorismo social na Guiné-Bissau.