Apoio ao reforço da inclusão financeira na Guiné-Bissau

24 de July de 2021

Foto: PNUD, 2021

Como parte do apoio ao reforço da capacidade da inclusão financeira na Guiné-Bissau, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está a desenvolver ações para o melhor conhecimento e aprofundamento da inclusão financeira como um dos setores-chave para o desenvolvimento do país e ferramenta para o acesso aos rendimentos e melhoria de condições da população.

Inclui-se entre estas ações, a realização de um estudo que visa avaliar e identificar lacunas, constrangimentos e entraves atuais e futuros do lado da procura e da oferta. O estudo visa ainda fornecer recomendações concretas sobre os serviços financeiros inovadores necessários para reforçar a inclusão financeira, responder às necessidades e exigências da população da Guiné-Bissau, tanto residente como na diáspora, e tornar o sector financeiro mais propício ao desenvolvimento do sector privado e à diversificação da economia do país.

Com vista à recolha de informações para o estudo,  o PNUD promoveu um encontro em Bissau no dia 20 de julho, com os diferentes atores do setor,  para discutir as necessidades e bloqueios a fim de apoiar a inclusão financeira no país. Neste encontro participaram representantes da banca, ministério das finanças, economia e planeamento, instituições financeiras de microcrédito, sociedade civil e sector privado.

As conclusões da discussão irão contribuir para a avaliação e implementação do projeto de Inclusão Financeira financiado pelo PNUD.