E se as comunidades pudessem identificar e implementar as suas próprias soluções locais

O PNUD Guiné-Bissau oferece pequenas subvenções para o envolvimento da comunidade, voz e participação em iniciativas avançadas no país

1 de March de 2021

--- Image caption ---

As comunidades locais estão em melhor posição para desenvolver soluções adaptadas aos seus desafios diários. É por isso que o PNUD na Guiné-Bissau, em outubro passado, como parte da plataforma de apoio comunitária Na Nô Mon, lançou um Programa de Pequenas Doações destinado a proporcionar aos agentes locais de mudança a oportunidade de tomar medidas sobre os problemas de que sofrem.

Durante um período de três meses, o PNUD recebeu mais de 76 propostas que, através do envolvimento, voz e participação da comunidade, promovem iniciativas que abordam desafios sociais, ambientais ou económicos nas comunidades, aumentam a ambição de ações de desenvolvimento sustentável, desenvolvem competências e oportunidades de voluntariado para as populações locais se tornarem membros ativos da sua comunidade e, em última análise, fomentam a comunicação entre comunidades e autoridades locais.

O prazo para a recepção de candidaturas era dezembro de 2020, após três fases de avaliação: Fase 1: Exame inicial das candidaturas; Fase 2: Análise técnica e financeira das propostas; Fase 3: Comité para a validação das propostas. Um comité de avaliação, composto pelo PNUD, UNICEF e o Alto Comissariado para a COVID-19, classificou as propostas e seleccionou os primeiros 10 projetos vencedores.

Serão concedidas subvenções a dez organizações que liderarão projetos que visem assegurar a alfabetização digital de grupos vulneráveis, promover os direitos das mulheres e combater a violência baseada no género, fomentar a inclusão de pessoas com deficiência e não deixar ninguém para trás, apoiar as economias locais no respeito pelo ambiente.

A iniciativa pretende ser uma experiência de aprendizagem pela prática, permitindo que as equipas aprendam em tempo real e em circunstâncias reais. Construída sobre o valor da democracia participativa, a iniciativa visa permitir aos cidadãos a criação de um espaço para encontrar soluções coletivas para problemas sociais, económicos e ambientais complexos, ao mesmo tempo que se constroem capacidades das organizações comunitárias e se apoiam mecanismos de governação participativa.

Todos os projetos serão apresentados na plataforma Na Nô Mon, a fim de assegurar a partilha de informação e possivelmente a sua replicação noutras comunidades. Queremos ajudar os guineenses a encontrar soluções para o desenvolvimento a longo prazo. Junte-se à plataforma Na Nô Mon e faça parte de um espaço de diálogo e intercâmbio: a solução está na sua mão!