--- Image caption ---

As comunidades locais estão em melhor posição para desenvolver soluções adaptadas aos seus desafios diários. É por isso que o PNUD na Guiné-Bissau, em outubro passado, como parte da plataforma de apoio comunitária Na Nô Mon, lançou um Programa de Pequenas Doações destinado a proporcionar aos agentes locais de mudança a oportunidade de tomar medidas sobre os problemas de que sofrem.

Durante um período de três meses, o PNUD recebeu mais de 76 propostas que, através do envolvimento, voz e participação da comunidade, promovem iniciativas que abordam desafios sociais, ambientais ou económicos nas comunidades, aumentam a ambição de ações de desenvolvimento sustentável, desenvolvem competências e oportunidades de voluntariado para as populações locais se tornarem membros ativos da sua comunidade e, em última análise, fomentam a comunicação entre comunidades e autoridades locais.

O prazo para a recepção de candidaturas era dezembro de 2020, após três fases de avaliação: Fase 1: Exame inicial das candidaturas; Fase 2: Análise técnica e financeira das propostas; Fase 3: Comité para a validação das propostas. Um comité de avaliação, composto pelo PNUD, UNICEF e o Alto Comissariado para a COVID-19, classificou as propostas e seleccionou os primeiros 10 projetos vencedores.

Serão concedidas subvenções a dez organizações que liderarão projetos que visem assegurar a alfabetização digital de grupos vulneráveis, promover os direitos das mulheres e combater a violência baseada no género, fomentar a inclusão de pessoas com deficiência e não deixar ninguém para trás, apoiar as economias locais no respeito pelo ambiente.

A iniciativa pretende ser uma experiência de aprendizagem pela prática, permitindo que as equipas aprendam em tempo real e em circunstâncias reais. Construída sobre o valor da democracia participativa, a iniciativa visa permitir aos cidadãos a criação de um espaço para encontrar soluções coletivas para problemas sociais, económicos e ambientais complexos, ao mesmo tempo que se constroem capacidades das organizações comunitárias e se apoiam mecanismos de governação participativa.

Todos os projetos serão apresentados na plataforma Na Nô Mon, a fim de assegurar a partilha de informação e possivelmente a sua replicação noutras comunidades. Queremos ajudar os guineenses a encontrar soluções para o desenvolvimento a longo prazo. Junte-se à plataforma Na Nô Mon e faça parte de um espaço de diálogo e intercâmbio: a solução está na sua mão!

 

Icon of SDG 10 Icon of SDG 16 Icon of SDG 17

UNDP Around the world

A

Afghanistan Afrique du sud Albanie Algérie Angola Arabie saoudite Argentine Arménie Azerbaïdjan

B

Bahreïn Bangladesh Barbade Bélarus Bélize Bénin Bhoutan Bolivie Bosnie-Herzégovine Botswana Brésil Bureau du Pacifique Burkina Faso Burundi

C

Cambodge Cameroun Cap-Vert Centrafrique (République centrafricaine) Chili Chine Chypre Colombie Comores Congo (République démocratique du) Congo (République du) Corée (République populaire démocratique de) Costa Rica Côte d'Ivoire Croatie Cuba

D

Djibouti

E

Egypte El Salvador Emirats arabes unis Equateur Erythrée Ethiopie

G

Gabon Gambie Géorgie Ghana Guatemala Guinée Guinée-Bissau Guinée équatoriale Guyane

H

Haïti Honduras

I

Ile Maurice et Seychelles Inde Indonésie Irak (République d') Iran

J

Jamaïque Jordanie

K

Kazakhstan Kenya Kirghizistan Kosovo (selon RCSNU 1244) Koweït

L

Laos Lesotho Liban Libéria Libye L’Ex-République yougoslave de Macédoine

M

Madagascar Malaisie Malawi Maldives Mali Maroc Mauritanie Mexique Moldova Mongolie Monténégro Mozambique Myanmar

N

Namibie Népal Nicaragua Niger Nigéria

O

Ouganda

P

Pakistan Panama Papouasie-Nouvelle-Guinée Paraguay Pérou Philippines Programme palestinien

R

République dominicaine Russie (Fédération de) Rwanda

S

Samoa São Tomé-et-Principe Sénégal Serbie Sierra Leone Somalie Soudan Soudan du Sud Sri Lanka Suriname Swaziland Syrie

T

Tadjikistan Tanzanie Tchad Thaïlande Timor-Leste Togo Trinité et Tobago Tunisie Turkménistan Turquie

U

Ukraine Uruguay Uzbekistan

V

Venezuela Viet Nam

Y

Yémen

Z

Zambie Zimbabwe