Explorar e cimentar parcerias para dar corpo a uma nova e poderosa rede de agentes de mudança

29 de July de 2021

Foto: PNUD, 2021

A Academia de Liderança é uma iniciativa emblemática do PNUD Guiné-Bissau lançada em maio de 2021, que visa transformar a Guiné-Bissau através do desenvolvimento de uma poderosa rede de líderes que possam trabalhar em conjunto para sustentar a paz e traçar um caminho para o desenvolvimento a longo prazo, inclusivo e sustentável. Isto será conseguido através do reforço das capacidades dos diferentes grupos para liderar e implementar as mudanças transformadoras necessárias. Em julho foi assinado um Memorando de Entendimento com um parceiro internacional, Apolitical, uma plataforma de aprendizagem para o governo, funcionários públicos que visa impulsionar e reforçar as capacidades críticas do governo em termos de implementação de políticas públicas.

Apolitical tem membros de 160 países diferentes de diferentes origens e vocações, o que permite a troca de diferentes experiências sobre o papel dos governos e dos funcionários públicos, dando assim aos cidadãos a possibilidade de se sentirem não só representados, mas também membros integrais e participativos no processo de implementação de políticas públicas que terão um impacto positivo nas suas vidas. 

O Memorando de Entendimento entre a Academia de Liderança e a Apolitical cobre a tradução e disponibilização para português do conteúdo da Apolitical no website da Academia de Liderança. O objetivo é dispor de mais pessoas com acesso a conteúdos em português sobre liderança e, além disso, os seus conhecimentos sobre tópicos relacionados com políticas públicas e serviço público lidos sobre histórias de sucesso sobre governação e modelos que podem ser replicados noutros contextos e realidades, tornando o governo e os serviços públicos mais responsáveis.

A parceria com a Apolitical surge na sequência de outras parcerias fortes feitas com o Instituto Pedro Pires para a Liderança em Cabo Verde, que apoiou o lançamento da Academia, a organização não-governamental americana, Accountability Lab, que desenvolveu cursos personalizados sobre liderança e integridade e anti-corrupção; e com a Impact Hub Network, também financiada pela Fundação MAVA, para reforçar os empresários locais que querem liderar um centro de empreendedorismo de impacto na Guiné-Bissau. Estão previstas várias outras parcerias no futuro.