Lançamento da base de dados de pessoas com deficiência na Guiné-Bissau

9 de August de 2021

Foto: PNUD, 2021

A Federação das Associações de Defesa e Promoção das Pessoas com Deficiência da Guiné-Bissau apresentou, a 28 de julho de 2021, uma base de dados sobre pessoas com deficiência na Guiné-Bissau, na sequência de um levantamento realizado em todo o país no âmbito do projeto de apoio às pessoas com deficiência durante a pandemia da COVID-19, com a colaboração e apoio financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O lançamento foi presidido pela Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria da Conceição Évora, que durante o seu discurso agradeceu ao PNUD pelo apoio ao processo de mapeamento desenvolvido pela Federação das Associações de Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Guiné-Bissau.  A representante do Governo aplaudiu a importância da divulgação dos dados, afirmando que estes contribuirão para a redefinição das medidas e políticas públicas de inclusão social.

Foto: PNUD, 2021

O Representante Residente do PNUD, Tjark Egenhoff, salientou a importância do mapeamento para a compreensão da condição e necessidades das pessoas com deficiência para informar as políticas e intervenções programáticas para a inclusão social. De acordo com o princípio da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável de ''não deixar ninguém para trás'', o Representante Residente sublinhou a urgência da adoção de respostas adequadas às necessidades específicas das pessoas com deficiência, a fim de mitigar os riscos de discriminação e exclusão social agravados pela pandemia da COVID-19 na Guiné-Bissau.

Segundo os dados tornados públicos, existem 11.584 pessoas com deficiência em todas as regiões do país.  Oio é a região com o maior número de casos com 2.172 (19%), e Bolama-Bijagós é a região que representa o menor número de pessoas com deficiência, com um total de 490 (4%).  Os dados apresentados são desagregados por sexo e tipo de deficiência. Os dados foram recolhidos de acordo com os princípios do Grupo de Washington sobre Estatísticas de Deficiência.  Entre as pessoas com deficiências registadas, 6206 (54%) são homens e 5378 (46%) mulheres.  Além disso, os dados ilustram estatísticas por categoria de deficiência, nomeadamente, deficiência visual, auditiva, física/motora, entre outras.

Note-se que o mapeamento foi desenvolvido por 100 inquiridores, membros da Federação das Associações de Defesa e Promoção das Pessoas com Deficiência, durante os meses de novembro e dezembro de 2020. A iniciativa teve resultados tangíveis, embora alguns locais tenham sido deixados de fora do processo de mapeamento devido a limitações de logística.