Mais responsabilização para uma melhor resposta à COVID-19

23 de October de 2020

--- Image caption ---

O Accountability Lab, em parceria com o PNUD Guiné-Bissau e o Observatório da Democracia e Governança (ODG), está a desenvolver uma Incubadora virtual de prestação de contas para apoiar os jovens promotores da mudança na Guiné-Bissau a desenvolver novas ideias que impulsionem a responsabilização na resposta à COVID-19 Esta iniciativa será uma oportunidade para os jovens guineenses demonstrarem as suas capacidades no âmbito na inovação, assim como, aprender e  trocar de experiências.

As candidaturas para a Incubadora na Guiné-Bissau foram abertas no final de setembro de 2020. Os participantes serão selecionados até o final de 2020 e o programa com terá início em Janeiro de 2021 por um período de 1 ano.

A crise da COVID-19 continua a realçar a necessidade de abordagens juvenis criativas em matéria de prestação de contas ou responsabilização (accountability), transparência, um maior engajamento cívico e anticorrupção. Existem jovens incríveis na Guiné-Bissau com ideias que podem melhorar a resposta à pandemia e responsabilizar os que estão no poder pelas suas decisões. Mas esses agentes de mudança raramente recebem o apoio e a orientação de que precisam para desenvolver suas ideias, colaborar juntos e criar um senso positivo de energia colectiva. A corrupção se tornou um modo de vida na região e é difícil para os jovens imaginar um futuro risonho. Contudo, esta iniciativa vai ajudá-los colectivamente a pensar de forma diferente e positiva.

A Accountability Lab tem vindo a administrar Incubadoras de Accountability há mais de 5 anos em uma variedade de contextos e nos países tais como Nigéria, Mali, Libéria, Nepal e Paquistão. Trata-se de um ano de esforços modulares de aprendizagem e de desenvolvimento de habilidades que apoiam um conjunto diversificado de protagonistas de prestação de contas e responsabilização (accountapreneurs) .

O processo inclui formação e workshops trimestrais de 3 dias; orientação (mentoring) e apoio contínuo; e uma variedade de eventos de estabelecimento de rede de contactos “network”, junto com o financiamento inicial para impulsionar as ideias sempre que possível.

Esta Incubadora pretende ser uma plataforma para inovação, ação coletiva e construção de um ecossistema capaz de evoluir ao longo do tempo e se tornar no principal mecanismo de apoio para a próxima geração de líderes da sociedade civil na região.

Saiba mais sobre a iniciativa e o processo de candidatura nos links abaixo:

https://nanomon.org/noticias/incubadora-virtual-de-prestacao-de-contas-na-guine-bissau-junho-de-2020-2021

https://www.accountabilitylab.org/