--- Image caption ---

O Accountability Lab, em parceria com o PNUD Guiné-Bissau e o Observatório da Democracia e Governança (ODG), está a desenvolver uma Incubadora virtual de prestação de contas para apoiar os jovens promotores da mudança na Guiné-Bissau a desenvolver novas ideias que impulsionem a responsabilização na resposta à COVID-19 Esta iniciativa será uma oportunidade para os jovens guineenses demonstrarem as suas capacidades no âmbito na inovação, assim como, aprender e  trocar de experiências.

As candidaturas para a Incubadora na Guiné-Bissau foram abertas no final de setembro de 2020. Os participantes serão selecionados até o final de 2020 e o programa com terá início em Janeiro de 2021 por um período de 1 ano.

A crise da COVID-19 continua a realçar a necessidade de abordagens juvenis criativas em matéria de prestação de contas ou responsabilização (accountability), transparência, um maior engajamento cívico e anticorrupção. Existem jovens incríveis na Guiné-Bissau com ideias que podem melhorar a resposta à pandemia e responsabilizar os que estão no poder pelas suas decisões. Mas esses agentes de mudança raramente recebem o apoio e a orientação de que precisam para desenvolver suas ideias, colaborar juntos e criar um senso positivo de energia colectiva. A corrupção se tornou um modo de vida na região e é difícil para os jovens imaginar um futuro risonho. Contudo, esta iniciativa vai ajudá-los colectivamente a pensar de forma diferente e positiva.

A Accountability Lab tem vindo a administrar Incubadoras de Accountability há mais de 5 anos em uma variedade de contextos e nos países tais como Nigéria, Mali, Libéria, Nepal e Paquistão. Trata-se de um ano de esforços modulares de aprendizagem e de desenvolvimento de habilidades que apoiam um conjunto diversificado de protagonistas de prestação de contas e responsabilização (accountapreneurs) .

O processo inclui formação e workshops trimestrais de 3 dias; orientação (mentoring) e apoio contínuo; e uma variedade de eventos de estabelecimento de rede de contactos “network”, junto com o financiamento inicial para impulsionar as ideias sempre que possível.

Esta Incubadora pretende ser uma plataforma para inovação, ação coletiva e construção de um ecossistema capaz de evoluir ao longo do tempo e se tornar no principal mecanismo de apoio para a próxima geração de líderes da sociedade civil na região.

Saiba mais sobre a iniciativa e o processo de candidatura nos links abaixo:

https://nanomon.org/noticias/incubadora-virtual-de-prestacao-de-contas-na-guine-bissau-junho-de-2020-2021

https://www.accountabilitylab.org/

PNUD PNUD no mundo

A

Afghanistan Afrique du sud Albanie Algérie Angola Arabie saoudite Argentine Arménie Azerbaïdjan

B

Bahreïn Bangladesh Barbade Bélarus Bélize Bénin Bhoutan Bolivie Bosnie-Herzégovine Botswana Brésil Bureau du Pacifique Burkina Faso Burundi

C

Cambodge Cameroun Cap-Vert Centrafrique (République centrafricaine) Chili Chine Chypre Colombie Comores Congo (République démocratique du) Congo (République du) Corée (République populaire démocratique de) Costa Rica Côte d'Ivoire Croatie Cuba

D

Djibouti

E

Egypte El Salvador Emirats arabes unis Equateur Erythrée Ethiopie

G

Gabon Gambie Géorgie Ghana Guatemala Guinée Guinée-Bissau Guinée équatoriale Guyane

H

Haïti Honduras

I

Ile Maurice et Seychelles Inde Indonésie Irak (République d') Iran

J

Jamaïque Jordanie

K

Kazakhstan Kenya Kirghizistan Kosovo (selon RCSNU 1244) Koweït

L

Laos Lesotho Liban Libéria Libye L’Ex-République yougoslave de Macédoine

M

Madagascar Malaisie Malawi Maldives Mali Maroc Mauritanie Mexique Moldova Mongolie Monténégro Mozambique Myanmar

N

Namibie Népal Nicaragua Niger Nigéria

O

Ouganda

P

Pakistan Panama Papouasie-Nouvelle-Guinée Paraguay Pérou Philippines Programme palestinien

R

République dominicaine Russie (Fédération de) Rwanda

S

Samoa São Tomé-et-Principe Sénégal Serbie Sierra Leone Somalie Soudan Soudan du Sud Sri Lanka Suriname Swaziland Syrie

T

Tadjikistan Tanzanie Tchad Thaïlande Timor-Leste Togo Trinité et Tobago Tunisie Turkménistan Turquie

U

Ukraine Uruguay Uzbekistan

V

Venezuela Viet Nam

Y

Yémen

Z

Zambie Zimbabwe