O papel das indústrias criativas no desenvolvimento da Guiné-Bissau

6 de December de 2021

Cartaz do evento Indústrias Criativas, PNUD 2021

Um evento híbrido sobre indústrias criativas organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, irá decorrer na cidade de Bissau nos dias 8 e 9 de dezembro. Nestas duas jornadas, serão discutidos assuntos como o papel das indústrias criativas na transformação sustentável e o crescimento económico do país ou os mecanismos a serem desenvolvidos para promover o financiamento do setor.

Neste Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável, os países em desenvolvimento têm a oportunidade de colocar no centro do debate a aposta pelas indústrias criativas como uma nova área de crescimento sustentável, para sustentar a diversificação da sua produção e das suas exportações. As jornadas, celebradas no quadro da implementação dos projetos de inclusão financeira e de apoio ao empreendedorismo do PNUD na Guiné-Bissau, pretendem oferecer um espaço de reflexão conjunta sobre a melhor estratégia para introduzir o setor cultural no mapa do crescimento económico e social do país. As indústrias criativas têm um grande potencial para desempenhar um papel essencial na diversificação económica e na promoção do emprego e do empoderamento das mulheres e das pessoas jovens, assim como na melhoria do ecossistema de empreendedorismo e inovação do setor privado no país.

Nomes conhecidos das artes da Guiné-Bissau como os músicos Eneida Marta e Zé Manel, e os pintores Ismael e Lemos Djata, irão fazer parte das jornadas que combinam atuações musicais e intervenções artísticas com debates em mesa-redonda sobre as principais questões que afetam o setor.

Pode acompanhar as sessões através dos seguintes links:

Saiba mais sobre o programa aqui.