--- Image caption ---

Nova Iorque: O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimentos (PNUD) continua a ser a agência mais transparente das Nações Unidas e a terceira a nível mundial, de acordo com um dos maiores índices de avaliação da transparência à nível mundial.

O 2020 Aid Transparency Index, produziu, no quadro da campanha para a transparência da ajuda intitulada “Publique O Que Financias”, atribuiu ao PNUD a nota de 96.6 sobre 100. Aumentando a sua nota de 1.2 pontos considerando que o índice foi publicado no ano passado em 2018, o PNUD continua numa posição de líder em termos de transparência – ultrapassado apenas pelo Banco Asiático de Desenvolvimento (98) e o Banco Mundial (97.1).

Este é o sétimo mais importante relatório em termos de índice de transparência, que este ano avaliou 47 dos mais importantes doadores no que concerne a ajuda e as finanças para o desenvolvimento. O PNUD, que permaneceu no topo – “muito bem” – deste 2013, é a única organização para o desenvolvimento que não é uma instituição financeira que está e continua no top 5 do ranking. Duas outras agências das Nações Unidas avaliadas pelo índice, UNICEF (92.9) e OCHA (74), registaram um aumento significativo no ranking este ano.

“Felicitamos o número crescente de organizações que demonstram o seu engajamento para com a transparência” disse o Administrador do PNUD, Achim Steiner. “O PNUD é orgulhoso da sua melhoria contínua na performance geral e é confirmado no seu papel de líder para continuar a encorajar progresso na transparência das suas intervenções”.

Transparencia COVI-19

No quadro do seu engajamento para com a transparência e o seu mandato em prol da erradicação da pobreza, redução das desigualdades e construção da resiliência às crises, o PNUD lançou hoje a sua nova página Plataforma de Transparência do PNUD.

“Já estamos muito empenhados na liderança da resposta socioeconómica das Nações Unidas à pandemia. O PNUD apresenta um roteiro que vai além da recuperação, até 2030” ele acrescentou.

A nova página ligada ao COVID-19 permite aos utilizadores, ter acesso à forma como o PNUD está a usar os seus recursos e lutar contra a pandemia nas seguintes três áreas: apoio à resposta sanitária inclusive com a compra e o fornecimento de material médico essencial, o reforço da gestão e resposta à crise e a mitigação do impacto socioeconómico.

UNDP é a organização líder das Naçãoes Unidas na luta contra a injustiça, a pobreza, desigualdade e alterações climáticas. Trabalhamos com uma importante rede de peritos e parceiros em 170 países, e apoiamos as nações na construção de soluções integradas e duradouras para as pessoas e os planetas. 

PNUD PNUD no mundo

A

Afghanistan Afrique du sud Albanie Algérie Angola Arabie saoudite Argentine Arménie Azerbaïdjan

B

Bahreïn Bangladesh Barbade Bélarus Bélize Bénin Bhoutan Bolivie Bosnie-Herzégovine Botswana Brésil Bureau du Pacifique Burkina Faso Burundi

C

Cambodge Cameroun Cap-Vert Centrafrique (République centrafricaine) Chili Chine Chypre Colombie Comores Congo (République démocratique du) Congo (République du) Corée (République populaire démocratique de) Costa Rica Côte d'Ivoire Croatie Cuba

D

Djibouti

E

Egypte El Salvador Emirats arabes unis Equateur Erythrée Ethiopie

G

Gabon Gambie Géorgie Ghana Guatemala Guinée Guinée-Bissau Guinée équatoriale Guyane

H

Haïti Honduras

I

Ile Maurice et Seychelles Inde Indonésie Irak (République d') Iran

J

Jamaïque Jordanie

K

Kazakhstan Kenya Kirghizistan Kosovo (selon RCSNU 1244) Koweït

L

Laos Lesotho Liban Libéria Libye L’Ex-République yougoslave de Macédoine

M

Madagascar Malaisie Malawi Maldives Mali Maroc Mauritanie Mexique Moldova Mongolie Monténégro Mozambique Myanmar

N

Namibie Népal Nicaragua Niger Nigéria

O

Ouganda

P

Pakistan Panama Papouasie-Nouvelle-Guinée Paraguay Pérou Philippines Programme palestinien

R

République dominicaine Russie (Fédération de) Rwanda

S

Samoa São Tomé-et-Principe Sénégal Serbie Sierra Leone Somalie Soudan Soudan du Sud Sri Lanka Suriname Swaziland Syrie

T

Tadjikistan Tanzanie Tchad Thaïlande Timor-Leste Togo Trinité et Tobago Tunisie Turkménistan Turquie

U

Ukraine Uruguay Uzbekistan

V

Venezuela Viet Nam

Y

Yémen

Z

Zambie Zimbabwe