O PNUD continua a agência mais transparente das Nações Unidas

26 de June de 2020

--- Image caption ---

Nova Iorque: O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimentos (PNUD) continua a ser a agência mais transparente das Nações Unidas e a terceira a nível mundial, de acordo com um dos maiores índices de avaliação da transparência à nível mundial.

O 2020 Aid Transparency Index, produziu, no quadro da campanha para a transparência da ajuda intitulada “Publique O Que Financias”, atribuiu ao PNUD a nota de 96.6 sobre 100. Aumentando a sua nota de 1.2 pontos considerando que o índice foi publicado no ano passado em 2018, o PNUD continua numa posição de líder em termos de transparência – ultrapassado apenas pelo Banco Asiático de Desenvolvimento (98) e o Banco Mundial (97.1).

Este é o sétimo mais importante relatório em termos de índice de transparência, que este ano avaliou 47 dos mais importantes doadores no que concerne a ajuda e as finanças para o desenvolvimento. O PNUD, que permaneceu no topo – “muito bem” – deste 2013, é a única organização para o desenvolvimento que não é uma instituição financeira que está e continua no top 5 do ranking. Duas outras agências das Nações Unidas avaliadas pelo índice, UNICEF (92.9) e OCHA (74), registaram um aumento significativo no ranking este ano.

“Felicitamos o número crescente de organizações que demonstram o seu engajamento para com a transparência” disse o Administrador do PNUD, Achim Steiner. “O PNUD é orgulhoso da sua melhoria contínua na performance geral e é confirmado no seu papel de líder para continuar a encorajar progresso na transparência das suas intervenções”.

Transparencia COVI-19

No quadro do seu engajamento para com a transparência e o seu mandato em prol da erradicação da pobreza, redução das desigualdades e construção da resiliência às crises, o PNUD lançou hoje a sua nova página Plataforma de Transparência do PNUD.

“Já estamos muito empenhados na liderança da resposta socioeconómica das Nações Unidas à pandemia. O PNUD apresenta um roteiro que vai além da recuperação, até 2030” ele acrescentou.

A nova página ligada ao COVID-19 permite aos utilizadores, ter acesso à forma como o PNUD está a usar os seus recursos e lutar contra a pandemia nas seguintes três áreas: apoio à resposta sanitária inclusive com a compra e o fornecimento de material médico essencial, o reforço da gestão e resposta à crise e a mitigação do impacto socioeconómico.

UNDP é a organização líder das Naçãoes Unidas na luta contra a injustiça, a pobreza, desigualdade e alterações climáticas. Trabalhamos com uma importante rede de peritos e parceiros em 170 países, e apoiamos as nações na construção de soluções integradas e duradouras para as pessoas e os planetas.