O PNUD lança Na Nô Mon, um espaço virtual de troca de conhecimento para apoiar a resposta ao COVID-19 e além…

18 de August de 2020

--- Image caption ---

No mundo de hoje, que está constantemente a mudar e constantemente a expandir, é cada vez mais importante criar espaços para facilitar a conexão entre comunidades para promover a troca de informações, soluções e práticas mais relevantes.

A importância desse espaço é ampliada ainda mais em situações como a atual pandemia global que paralisou o mundo com efeitos intensificados na Guiné-Bissau devido ao fraco setor de saúde do país, principalmente nas áreas rurais.

É neste âmbito que o PNUD Guiné-Bissau, em colaboração com o “HUB” para Parcerias Territoriais do PNUD e a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, decidiu criar “Na Nô Mon” ( que significa nas nossas mãos), www.nanomon.org, uma infraestrutura on-line para conectar as comunidades locais a todos os atores nacionais e de desenvolvimento que apoiam o desenvolvimento local no terreno, para identificar soluções, replicar a inovação e garantir que as intervenções beneficiem a todos, incluindo os grupos mais vulneráveis de maneira mais coordenada.

De acordo com o princípio da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável de não deixar ninguém para trás, a plataforma de apoio à comunidade foi desenhada para fortalecer as vozes dos membros mais vulneráveis e marginalizados das comunidades locais e as suas capacidades de fornecer contribuições para os processos de desenvolvimento locais e nacionais. Nesse sentido, também serão feitos esforços direcionados para facilitar a participação e a conexão de comunidades frequentemente isoladas ou difíceis de alcançar, por meio de atividades de conscientização.

Encorajamos-lhes a se inscrever e se tornar um membro da Na Nô Mon para participar às discussões sobre as questões críticas de desenvolvimento que afetam a Guiné-Bissau.

Na Nô Mon servirá como uma infraestrutura on-line crítica para conectar as Organizações da Sociedade Civil (OSC), membros das comunidades, diáspora, o setor privado e parceiros de desenvolvimento, a fim de identificar e compartilhar inovações e soluções, facilitar o compartilhamento de boas práticas e promover um espaço de diálogo e reflexão. Por fim, a plataforma é um espaço para incentivar o diálogo sobre questões cívicas, políticas ou decisões de consequência para a vida das pessoas, comunidades e sociedade.

Ainda no quadro desta iniciativa, o PNUD lançou o Programa de Pequenas Subvenções que visa apoiar as iniciativas locais bem como as organizações comunitárias a fim de identificar os desafios socioeconómicos e ambientais que devem ser tratados a fim de garantir uma recuperação socioeconómica e o bem-estar das comunidades. As pequenas subvenções vão fornecer aos atores locais a oportunidade de agir e encontrar soluções aos problemas que enfrentam.

As candidaturas podem ser enviadas no registry.gw@undp.org até o dia 14 de dezembro de 2020. Podem ser submetidos projetos com orçamento de 5,750,000 XOF (USD 10,000). Projetos de menos de 3,000,000 XOF não serão considerados.

Os projetos apresentados devem ser relativos aos seguintes temas: construção de comunidades inclusivas, não deixando ninguém para trás, igualdade de género e empoderamento das mulheres, promoção de sociedade justa e pacíficas, construção de sociedade e economias resilientes, criação de oportunidades de negócio inclusivas e duradouras.

Os candidatos devem ser associações locais ou organizações da sociedade civil, grupos e organizações locais informais.