PNUD e Orange unem esforços para promover a transformação digital na Guiné-Bissau

8 de July de 2021

Brutus Sadou Diakite, Diretor-Geral da Orange Bissau e José Levy, Representante Adjunto do PNUD após a assinatura do Memorando de Entendimento no escritório do PNUD. Foto: PNUD, 2021

Bissau, 8 de julho de 2021 - A transformação digital é a chave para acelerar o progresso para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Orange Bissau assinaram, na quarta-feira, um Memorando de Entendimento para a transformação digital na Guiné-Bissau. Esta parceria acontece numa altura em que a pandemia da COVID-19 realçou ainda mais a importância da transformação digital e tornou-a essencial para o desenvolvimento de qualquer país.

Através do Memorando de Entendimento, o PNUD e a Orange organizarão conjuntamente concursos e maratonas de programação para encorajar os empresários e a inovação digital, estabelecer facilidades para a aprendizagem de competências digitais e proporcionar formação profissional e empresarial aos jovens e às mulheres.

Ao assinar o Memorando de Entendimento, José Levy, Representante Residente Adjunto do PNUD Guiné-Bissau, disse que a pandemia da COVID-19 expôs a fragilidade devido à falta de capacidade digital. Informou que o PNUD forneceu ao governo internet, computadores portáteis e aplicações para melhorar as suas capacidades digitais.

O Representante Residente Adjunto do PNUD também sublinhou o grande potencial de transformação digital no país. Disse que a transformação digital é fundamental para o desenvolvimento socioeconómico sustentável. "Como resultado da nossa avaliação da situação, o PNUD criou uma equipa de transformação digital para inovar o processo de mudança", concluiu.

Na ocasião, o Sr. Brutus Sadou Diakite, Director-Geral da Orange Bissau, expressou o prazer de colaborar com o PNUD e salientou o empenho da sua empresa em contribuir para o desenvolvimento da Guiné-Bissau. Disse que a Orange é um dos grandes atores da transformação digital em África e na Europa; tem vindo a trabalhar para a transformação digital noutros países e continua empenhada no mesmo na Guiné-Bissau.

O PNUD apoia o Governo da Guiné-Bissau a abraçar o avanço digital através do desenvolvimento de capacidades, equipamento digital e apoio técnico. Atualmente, o PNUD está a conduzir uma avaliação sobre as capacidades digitais do país, para identificar as oportunidades e desafios.

###

Para qualquer informação adicional contactar: Charlotte Alvarenga Alves, Analista de Comunicação do PNUD – 95 546 22 27, charlotte.alvarenga@undp.org.