PNUD e Universidade de Cambridge assinam acordo de parceria para mitigar a disputa de terras na Guiné-Bissau

29 de July de 2021

Foto: PNUD, 2021

Um acordo de parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné-Bissau e a Universidade de Cambridge, facilitado pela Cambridge Enterprise, foi assinado a 5 de julho para pilotar uma iniciativa inovadora para melhorar as relações inter-comunitárias afetadas pelos conflitos de terra na Guiné-Bissau.

A iniciativa denominada "Paz por detrás de um Véu de Ignorância" é um projeto-piloto que visa aumentar a coesão social e a confiança entre as partes em conflitos, promovendo a coexistência pacífica entre comunidades locais divididas por disputas de terra. Baseia-se numa metodologia com o mesmo nome que procura sistematicamente permitir às comunidades divididas pela violência tornarem-se bolsas de paz.

Esta iniciativa piloto é financiada pelo Fundo de Consolidação da Paz da ONU através do Projeto sobre Estabilização Política e Reforma através da Construção de Confiança e Diálogo Inclusivo, implementado conjuntamente na Guiné-Bissau pelo PNUD (agência líder), Programa Alimentar Mundial e Fundo das Nações Unidas para a População.

Ao abrigo deste acordo, foi contratado um consultor para trabalhar com as autoridades locais e a sociedade civil, sob a orientação do PNUD, para identificar as razões por detrás dos conflitos nas comunidades onde as disputas de terra são mais recorrentes, e para propor soluções que envolvam a resolução pacífica dos problemas.

O acordo permitirá também às comunidades rurais da Guiné-Bissau que sofrem tensões de terra, beneficiarem da adaptação do conceito VOI num exercício pioneiro para promover o trabalho conjunto a nível comunitário com vista a reforçar relações intercomunitárias mais equitativas. Influenciado pelo progresso de décadas de literatura e prática de construção da paz, o projeto basear-se-á na investigação sobre emoções, justiça social, identidade e conflitos intergrupais, entre outros. Saiba mais sobre o Conceito Véu de Ignorância neste vídeo: https://lnkd.in/eiPw9K6

Esta iniciativa destina-se a complementar outras iniciativas em curso no país e a contribuir consistentemente para uma maior apropriação local, coesão social, e manutenção da paz na Guiné-Bissau.

O PNUD Guiné-Bissau e a Universidade de Cambridge esperam melhorar a vida dos indivíduos e das comunidades através da promoção da coesão social e da redução das tensões.