Projeto-piloto de rastreio de veículos no PNUD Guiné-Bissau

2 de August de 2021

Photo: UNDP, 2021

O PNUD Guiné-Bissau faz parte de um projeto-piloto de Rastreio de Veículos desenvolvido pelo Gabinete de Serviços de Gestão (BMS) do PNUD. É 1 dos 16 Escritórios do PNUD nos países que pilotam globalmente o rastreador da frota de veículos.

Todos os 4 veículos do departamento de saúde e proteção social estão a ser seguidos, incluindo a segurança dos condutores, velocidade dos veículos, e aceleração, consumo de combustível, com um sistema digital de reserva de veículos num futuro próximo.

Esta solução é importante para a segurança dos condutores e viajantes, ao mesmo tempo que extrai automaticamente dados importantes do sistema.

A ideia é instalar o sistema numa série de veículos de gestão em cada escritório (exceto países com grandes problemas de segurança). Ao seguir proativamente os veículos e o seu desempenho, os escritórios beneficiarão também de tecnologias GPS digitais antifraude, que ajudam a melhorar a eficiência da gestão da frota do PNUD.   

Não há nenhum investimento importante solicitado para o sistema. BMS forneceu os instrumentos GPRS (transmissores - ligados a cada veículo) para cada escritório para o piloto - o software foi doado pela Microsoft. O UNDP Guiné-Bissau fornece cartões SIM locais ativados para serem inseridos nos transmissores e as taxas mensais de dados móveis GPRS inferiores a 10 dólares por mês.

Há planos para lançar a 2ª fase do projeto de Rastreio de Veículos com a Microsoft, que irá melhorar o software para incluir o móvel, reserva de carros, diversificação de transmissores, e outras contribuições para ajudar na implementação adicional e funções de rastreio de frotas.